Qual prazo de validade do orçamento ?

Na odontologia, costumamos avaliar o paciente e de forma consultiva indicar quais procedimentos odontológicos o paciente precisa. Para sua segurança jurídica, essas informações devem ser passadas em um documento timbrado com os dados da clínica. Dizemos que é um orçamento. Indico inclusive que passe mais opções de orçamento se o caso permitir e que seja um orçamento bem apresentado e elegante para ganhar mais pontos na expectativa do paciente! Nada de uma folha de receituário para esse fechamento.


E na hora da entrega do orçamento surge a dúvida: qual prazo devo indicar na validade do orçamento destes procedimentos ??


  • Se o paciente aparecer 15 dias depois querendo o mesmo preço do procedimento e você tiver aumentado sua tabela, até quando você é obrigado a fazer o preço apresentado no orçamento ?

  • Por quanto tempo vale o orçamento odontológico?

  • Preciso colocar uma data de validade do orçamento?

  • Como fica quando eu não coloco uma data de validade no orçamento que fiz?


Esta dúvida também é sua? Então entenda suas obrigações e direitos.

 

Uma das primeiras reações e mais comuns é tentarmos buscar essas respostas no CRO ou CFO, mas sabia que esta não é uma prerrogativa dos Conselhos?


[ Prefere assistir do ler o texto? Clique no vídeo abaixo para saber as respostas!]



Existem outras instituições públicas que normatizam o funcionamento de clínicas e uma delas é o PROCON. Exatamente! Sabia que algumas clínicas devem seguir algumas normas do PROCON? Afinal somos fornecedores de de serviços, prestadores de serviços odontológicos.


Sério?? Clínica odontológica precisa seguir normas do PROCON ??

Isso mesmo! Somos fornecedores de serviços e temos obrigações a seguir no Código de Defesa do Consumidor aplicada à odontologia.


Quer dizer que preciso ter aquele livrinho do Código de defesa do consumidor que o PROCON exige?

Sim! De fácil acesso ao paciente na recepção caso ele precise consultar alguma norma de lá como responsabilidade civil do dentista.



PROCON e Odontologia


Vamos ao tema PROCON na vida do dentista ? Abrindo o Código de Defesa do Consumidor, temos:

Aplicando para odontologia, devemos discriminar os serviços odontológicos que serão prestados com respectivos preços e você pode ajustar o prazo de validade estipulado para propor ao paciente no orçamento. Caso você não estipule um prazo de validade, o orçamento tem validade de 10 dias a contar do recebimento dele.

Vencido este prazo, o fornecedor pode fazer outro orçamento. E lembre-se de que o orçamento deve indicar a necessidade da intervenção de terceiros, como no caso de você precisar contratar um anestesiologista para realizar um exodontia ou quando um ortodontista precisará de mini placas e será um outro colega que as instalará: paciente Não responde por este pagamento da contratação do serviço terceirizado a não ser que você informe no orçamento prévio essa necessidade ouinclua no valor TOTAL da exodontia o preço referente ao anestesista.


Esse texto te ajudou a esclarecer sobre o tema ??

Compartilhe! Conte sua experiência que possa contribuir para uma odontologia mais forte e unida!

574 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quer melhorar o feed do seu instagram, seus posts no facebook e os folders que manda para seus pacientes? Tempos atrás, só era possível ter um bom material publicitário se contratasse uma equipe espec