top of page

A F.O.F.A da clínica a deixará eficiente


A matriz F.O.F.A, acróstico para Força, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças, é uma ferramenta de análise valiosa que objetiva destacar os pontos fortes e fracos da clínica. Também conhecida como Análise S.W.O.T, tem a finalidade de planejar a clínica mais eficiente e competitiva com ajustes nos pontos deficientes.

Fácil de ser construída, deve ser feita periodicamente desde a criação da clínica e durante seu funcionamento.


Com essa análise, você verá os aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos proprietários e do ramo. Além de montar o plano estratégico para suas melhorias.

Como fazer?

Feita em quadrantes iguais formando um quadrado com 4 divisões internas, registre em cada quadrado os fatores positivos e negativos para implantação da clínica. Reuna os envolvidos diretamente na criação da clínica e busquem os pontos internos da empresa e do mercado que impactam sua clínica, identificando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Seja o mais realista e objetivo possível.

Forças: caraterísticas internas da clínica ou dos donos que representam vantagem competitiva sobre os outros colegas ou uma facilidade para obter os objetivos planejados. Faça uso!

Fraquezas:pontos internos da clínica que a colocam em situação de desvantagem em relação a outras clínicas ou que prejudicam a atuação no ramo odontológico. Elimine!

Oportunidades: pontos positivos do ambiente externo que permite alcançar os objetivos e melhorar posicionamento da clínica. Explore!

Ameaças: pontos externos que a clínica tem pouco controle e que a colocam diante de dificuldades, ocasionando perda de mercado ou redução na lucratividade. Evite!

Exemplos:

Forças: atendimento personalizado, equipe treinada e motivada, localização estratégica.

Fraquezas: pouca qualificação dos funcionários, pouco capital financeiro, custo de manutenção elevado.

Oportunidades: poucos concorrentes na região, aumento da demanda, disponibilidades de bons imóveis para locação, existência de linha de financiamento.

Ameaças: impostos elevados, poucos fornecedores para a região, escassez de mão de obra qualificada para o ramo odontológico, violência da região.

Baixe a matriz F.O.F.A e faça a sua clicando AQUI!


344 visualizações0 comentário
bottom of page